Wednesday 9 December 2009

PATRIMÓNIO E MEMÓRIA

Para o trabalho Património e Memória escolhi como tema a Ilha do Farol.
É uma antiga pitoresca aldeia de pescadores de atum, situada a sensivelmente três kilometros de Olhão, uma cidade do distrito do Algarve . Na actualidade as casas dos pescadores misturam-se com as cabanas de praia dos veraneantes e é acessível apenas por barco.
Foi no verão passado, em meados de Julho, que estive na ilha do farol, a cerca de dois quilómetros da cidade de Olhão, no Algarve. Passei quinze agradáveis dias num espaço ínfimo, e quase sempre com as mesmas pessoas. Devido à sua pequena dimensão, o grupo de pessoas que nela se encontravam era muito reduzido e bastante restrito, pois poucos conseguiam casa naquele pequeno território.
Tudo na Ilha, exceptuando as belas praias e paisagens, era rústico e algo desmazelado. A mão do homem nesse lugar era reduzida, poucas casas, um farol, um bar, dois restaurantes de pescadores e pouco mais, não contando com os caminhos em pedra que ligavam as pequenas ruas de casas pouco ordenadas.
Existe uma beleza natural, calma e imutável naquela ilha. Dou comigo por vezes a ruminar com nostalgia os momentos que lá passei e depois penso quando vou regressar? Lembro as pedras à beira mar, a areia branca, fina e perfeita, o mar meigo e transparente, permitindo ver desde o mais pequeno peixe, ao mais colorido coral, as noites são sombrias, e portanto convidativas a olhar para o céu iluminado pelas estrelas, desde as mais próximas ás mais longínquas, intercalado apenas, pela rítmica luz do farol.
Alguns podem pensar banal, ou piroso o meu afecto pelo lugar, podem dizer que não é relevante ou que é desprovido de interesse, mas de fato deixou uma marca em mim. Nem que seja apenas pela satisfação de eu saber que existem pequenos paraísos aqui tão perto. O meu país é bonito, digo isto com certeza pois conheço-o bem, e sei que muita gente não lhe confere o devido valor, como eu já o fiz, agora penso de maneira diferente e foi desta forma que esse lugar me influenciou.

No comments:

Post a Comment